sábado, 2 de março de 2013

A errônea interpretação do que é a famosa "Liberdade de Expressão"


Depois de muito tempo em silêncio e com o tempo dedicado a um blog paralelo, resolvi retomar lentamente o ritmo e expor mais um pensamento que tive essa semana. Uma coisa que me intrigou foi a interpretação de algumas pessoas sobre a tal "liberdade de expressão" tão lembrada nos dias de hoje. Venho reparando em alguns discursos e pensamentos da juventude, na qual eu me incluo, e percebi que o conceito de "Liberdade de Expressão" anda sendo muito mal compreendido. O que tenho visto são pessoas expondo suas opiniões abertamente se baseando em um pensamento errado de liberdade no qual ela acha que pode falar o que quer sem ter represálias ou contestações, e não é bem esse o real conceito. Liberdade de Expressão a meu ver, garante a qualquer indivíduo a possibilidade de dizer o que pensa, e isso todos concordamos, mas não o protege de quem discorda dele, nem o anula de argumentações contrárias a sua opinião. O que faz com que as pessoas rapidamente corram para o seu conceito errado o usando como escudo, ou seja, na cabeça da pessoa ela se sente no direito de dizer o que quer, para quem quiser, sem essa pessoa poder responder, e se ela responder contrariamente a opinião ela estará infringindo o seu direito de liberdade de expressão. A liberdade de expressão te garante que ninguém jamais tapará a sua boca, que você pode expor seus pensamentos da forma que quiser sem que ninguém o proíba, mas não te garante que todos irão concordar e abaixarão a cabeça caso discordarem do que você falou. Portanto quando expõe um pensamento seu, se
prepare para julgamentos, elogios, discordâncias, represálias, alianças, pensamentos tanto semelhantes como completamente opostos. Você tem o direito de falar, mas todos tem o direito de discordar. Como o grande pensador François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire disse:

"Não concordo com nem uma das palavras que me diz, mas lutarei até com minha vida se preciso for, para que tenhas o direito de dizê-las"
- Voltaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário